A Jornalista Maranhense Rayssa Alves lançou nesta semana o “E se a bíblia virasse notícia?” conteúdo cristão em mídia digital. O projeto, apesar de lançado recentemente, nasceu em 2020, em meia a pandemia, quando as primeiras notícias sobre o coronavírus ainda eram incertas.
“Lembro que fiquei assustada, o número de mortes na Itália me apavorava. Ao ver todas aquelas notícias ruins, eu pegava minha Bíblia e lia sobre esperança. Aquilo me fazia acreditar que existia uma esperança, que eu poderia encontrar consolo e que ainda não era o fim. Deus sempre me consolava e, mais do que isso, me enchia de vida, esperança e fé! Terminava a leitura abastecida e foi assim ao longo de toda pandemia” destacou Rayssa.
Atualmente em Belo Horizonte, a comunicadora utiliza todo o profissionalismo que construiu e em mais de dez anos de profissão.
O último trabalho de Rayssa no audiovisual foi na RECORDTV, em Maringá, no Paraná.
Na época, a saída da emissora Paranaense foi discreta e pouco compartilhada pela comunicadora nas redes sociais, justamente a plataforma que agora foi transformada em canal de jornalismo.
Rayssa é cristã evangélica desde 2015, fé que foi motivo essencial para o nascimento da mensagem que visa fomentar o olhar do público e também a imaginação, afinal, como seria, se a bíblia virasse notícia.
02 vídeos que foram lançados movimentaram a internet e já tem dezenas de comentários, feedbacks que não só elogiam, mas, pessoas que relatam terem sido impactadas com a iniciativa.
“Acredito que este é o novo desafio de Deus com ela, compartilhei em minha rede e indico que todos possam focar seu olhar sobre este projeto” postou a internauta Lanna Costa
Rayssa é cristã e congrega na igreja Central, em Belo Horizonte. A conversão foi em 2015, fé cristã que foi motivo essencial para o nascimento da mensagem fomentar a mensagem bíblica ao olhar do público e também a imaginação, afinal, como seria, se a bíblia virasse notícia. Para desenvolver todo o conteúdo, a jornalista utiliza vários recursos da profissão, faz
leituras, pesquisa, pauta.
Em seguida, roteiriza a história, adapta a linguagem, sempre obedecendo a literalidade do texto.
“Sobre os relatos contados, sempre com direcionamento claro do Espírito Santo!” destaca.
Sobre o projeto, Rayssa me concedeu entrevista.
Como foi a sua conversão a Cristo?
Foi um pouco depois de eu perder minha mãe. Depois da morte dela, me aproximei ainda mais de Cristo. Sempre o vi como meu Salvador, mas a compreensão literal disso, só depois da conversão. Costumo dizer que minha conversão não tem muito mistério, foi algo natural. Sobrenatural mesmo foi meu pós-conversão. O conhecimento da glória de Deus, isso sim, tem sido tem sido sobrenatural até hoje.
Você disse que o projeto nasceu de um sonho, um sonho literal, como foi esta experiência?
Sim, foi um sonho. Não sei se literal… Não sei dizer se já estava dormindo, mas a ideia surgiu quando eu já estava deitada, com olhos fechados. Lembro de vir a ideia na cabeça, de abrir os olhos e digitar tudo no celular. Nos dias seguintes, comecei a escrever alguns roteiros.
Como foi passar tantos anos fora da TV, onde todo o público conheceu seu trabalho e te rendeu tantos prêmios?
Foi desafiador. Mas tudo foi se encaixando… Quando sai da TV, da última emissora onde trabalhei, no final de 2019, não imaginava que enfrentaríamos uma pandemia logo em seguida. Quando a pandemia começou, e eu estava ao lado da minha família, depois de anos afastados (por causa do trabalho em outro estado), entendi que era propósito de Deus. Não sei como seria passar pela pandemia sem eles ao meu lado. Nesse sentido, creio que foi um tempo separado por Deus pra que eu me encontrasse, ainda mais, nEle.
Nesta nova fase profissional, que perfil de publico você pretende alcançar com este conteúdo?
Olha, acredito que a salvação é para todos. E o conhecimento da palavra é o primeiro passo para uma conversão genuína. Não penso em público (risos)… não estou fazendo nada de forma estratégica.
Uso alguns métodos que conheço de redes sociais, que são simples, inclusive, e faço. Quero que a mensagem chegue aos corações, seja ele de quem já conhece e, sobretudo, quem ainda não conhece a boa nova!
Sobre a Jornalista:
Rayssa Alves, jornalista há mais de 10 anos, com passagens em emissoras afiliadas da rede Globo e Record. Acumula mais de 10 prêmios de reportagem, entre eles, de alcance estadual e nacional. Para além dos prêmios, valoriza histórias, vindas dos corações sinceros de seus personagens e entrevistados.
Minha torcida é que está mensagem alcance milhões de pessoas. A bíblia é mais atual do que o jornal que vai sair amanhã. Sucesso, Rayssa Alves!!!