Na manhã de hoje (07), como de costume, o programa Nova Manhã, da Rádio Nova FM, levantou a problemática do sistema de transporte na capital Maranhense, com a notícia de mais um veículo quebrado em via pública. O assunto praticamente se tornou pauta fixa no horário, por conta do alto número de reclamações e denúncias enviadas por ouvintes.
O jornalístico matinal é composto por uma bancada de profissionais de comunicação, Osvaldo Maya, Andrezza Cerveira e Adriana Nogueira.
“Latas velhas que ficam em plena via pública. Estamos esperando a comissão do Japão que vai trocar o trem bala por este modelo que tem aqui em São Luís e região metropolitana”, afirmou Osvaldo, em tom de ironia.
O programa aborda questões de trânsito como utilidade pública e informa aos ouvintes pontos de lentidão, engarrafamentos e trânsito livre pela capital e região metropolitana, mas, com tantos problemas apresentados, a ideia é carimbar os gestores a cada novo problema que surgir.
“Vamos instituir no programa a galeria da fama, cada ônibus deste parado, quando ouvinte mandar a foto do ônibus, iremos colocar a foto do responsável do lado. Vamos atribuir a eles a fama, uma fama de gestão.” completa Osvaldo.
O debate se formou em torno das respostas e soluções que deveriam ser apresentadas pelos órgãos responsáveis, situação que leva os apresentadores a questionarem a postura das autoridades.
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, SMTT, responsabilidade da prefeitura de São Luís, de acordo com a jornalista Andrezza Cerveira, já não responde todas as solicitações de nota do meio de comunicação.
“O pessoal fica sem abrigo, uma situação complicada, muito triste. Estamos aqui fazendo o nosso trabalho, quer um exemplo? A SMTT não mandou nenhuma resposta sobre a falta de ar condicionado nos ônibus, encaminhei a mensagem ao secretário e ele não responde mais aos nossos questionamentos.” criticou a apresentadora.
Aguardando os próximos capítulos…