O programa ‘Toda Mulher’ de ontem (14), na TV Assembleia, recebeu a pesquisadora Letícia Cardoso, professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mestre em Ciências Sociais e doutora em Comunicação. No bate-papo com a jornalista Márcia Carvalho, ela falou sobre a presença e influência das mulheres na formação identitária da cultura popular maranhense.
Pesquisadora da cultura, Letícia Cardoso contou que desde a infância tem essa proximidade com as práticas culturais populares, que acabaram se tornando seu objeto de estudo. Ela falou sobre a evolução das manifestações culturais ao longo dos anos, entre elas o bumba meu boi.
“Antes de ser um produto do mercado midiático, o bumba meu boi é uma prática realizada no cotidiano das pessoas durante o ano inteiro. O bumba meu boi funciona como esse centro de acesso a políticas públicas para comunidades consideradas periféricas, que veem na manifestação uma forma não só de lazer, como também de construção da sua identidade” afirmou a pesquisadora.
Letícia Cardoso também fez uma leitura sobre o papel de Catirina no auto do bumba meu boi, como uma mulher revolucionária que faz toda a transformação social acontecer.
“Catirina é uma negra, que questiona o sistema escravocrata e o significado é esse: enfrente. É um grito de emancipação, de busca por liberdade e mudança. O bumba meu boi não é só lazer e entretenimento, mas também uma forma de as pessoas expressarem uma catarse perante tantas dificuldades sociais que o povo mais pobre vive. A ideia de que Catirina mobiliza mudanças é muito significativa para os movimentos que consideramos hoje feministas”, assinalou.
O programa ‘Toda Mulher’ é exibido às quartas-feiras, sempre às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Fonte: Agência Assembleia