Blog Andressa Miranda

Sucesso? Relembre dez capas de O IMPARCIAL que viralizaram

 Que a capa de um jornal é uma grande vitrine que norteia e chama o leitor, todos nós já sabemos. Que o jornal impresso ou até online, em seu formato mais tradicional, tem inúmeros desafios, também sabemos. 

Mas dentro deste contexto, tem um  jornal,  neste mar de  noticias, que com simplicidade e feeling  prende o leitor e já viralizou várias vezes.   O IMPARCIAL, jornal Maranhense,  circula nas bancas há 95 anos, traz aos profissionais agora a responsabilidade maior, de superar as capas anteriores que cumprem seu papel informativo de forma leve e orgânica.  E, como de costume, o Jornal O IMPARCIAL atravessa gerações, se adaptando e comunicando de forma simples e objetiva. E ainda tem mais: tem que ser rápido, pois o jornal tem hora pra imprimir e pra sair. Percebe? É uma correria de um processo criativo. 

Dentro deste contexto, veja abaixo algumas  capas de “O IMPARCIAL” que se tornaram virais: 


Capa 01 –  2015


Em 2015, a justiça determinou o bloqueio do aplicativo watts app. No dia seguinte, o leitor se deparou com a capa que utilizava o meme mais famoso da época, de um jeito irreverente para chamar atenção do público. 

A capa trazia o meme “Paaahh”, que enfatizava o bloqueio do aplicativo. “Você pega o celular e não tem nenhuma mensagem no WhatsApp. Aí lê o jornal ‘E Paaahhh!’. Descobre por que a justiça bloqueou o aplicativo”, destacava a página, que ainda  trazia algumas  alternativas para o usuário. 

Claro que a sacada virou assunto de redações, publicações e até reportagens. Missão cumprida?  Totalmente! Os profissionais envolvidos utilizaram suas próprias redes sociais, na época,  para explicar o processo criativo que se transformou no assunto do dia. 

Capa 02 – Novembro 2020 

Os jornalistas do Maranhão fizeram intensa cobertura sobre o sumiço de uma criança, Alana Ludmila, que foi encontrada dias depois, morta, sob escombros, no quintal de casa. A capa de O IMPARCIAL trazia um lugar vazio e  dizia “Esta foto nós não queríamos fazer. E não a fizemos”, mostrando claro respeito pela família que foi vítima duas vezes, da tragédia e da circulação em massa de fotos e vídeos da criança no momento em que foi encontrada. 

Se fosse por pontuação, pararíamos na capa de número dois, com pontuação máxima ao profissionalismo da galera do ÍMPAR. Mas, sigamos!


Capa 03 – Setembro 2021

No dia da independência, em um ano marcado por posicionamentos eleitorais bem definidos, ou esquerda, ou direita, O IMPARCIAL trouxe uma capa com a bandeira do Brasil branca, no ponto de colorir. A chamada era: “Pintando o 07”, um trocadilho que remetia a 07 de Setembro e também aos posicionamentos políticos  divergentes  dos Brasileiros em protestos pelo país. 

Só quero saber se vocês pintaram ou não pintaram o 07? rs

Capa 04 –  Outubro 2021

Um Passarinho me contou 

Usuários de grandes plataformas   redes sociais, os internautas se depararam com o mal funcionamento de quase todas as redes. Eu disse: quase. No twitter famosos e anônimos tocavam as conversas e levantavam teorias sobre as demais redes, que estiveram por horas fora do ar. 

No dia seguinte, a capa de O  IMPARCIAL honrou sua fama e  dizia: 

“F…Um passarinho me contou.”  E mais uma vez se destacou ao reunir informações preciosas sobre o “apagão”, como a perda bilionária no mercado. 

“No dia em que a internet caiu, ficamos sem rede social, fizemos a capa do pahh! Pois era o que tinha no momento, a brincadeira do momento, e quando você compra o jornal e pahh! É uma interação, uma forma que se repetiu quando as principais redes caíram e funcionou apenas o twitter. O que nós fizemos? utilizamos a linguagem do povo.  A riqueza da capa é vista e avaliada pelo próprio leitor, de forma tranquila e que  reforça o diferencial”,  destaca Célio Sérgio, superintendente de produção e conteúdo.


Capas unificadas:

Durante a pandemia, no início e um ano depois, os jornais de maior circulação no estado unificaram as capas. Uma união em prol de algo maior: informação com qualidade e credibilidade, o que poderia ter se perdido em meio a tantas mentiras. Porém, o profissionalismo  sempre  ocupou um lugar de destaque e respeito. 


Capa 05 – MAIO 2021

Sem economizar no azul e branco, tradicional do jornal, a capa veio com um colorido intenso, destacando o dia mundial de combate a homofobia. 

Na composição da capa, quando se busca algo que surpreenda o leitor, devemos trazer uma riqueza de conteúdo, não apenas graficamente, mas fazer com que o leitor se veja e interaja com a capa. Se ele se sente tocado pela capa, de fato se torna um viral”, destaca Célio. 

Capa 06 – Julho 2021

O Jornal  informou  de forma prática os serviços que foram liberados quando houve flexibilização das medidas restritivas  no combate a covid19. 

Capa 07 – 2021 

Também em 2021, em meio a uma crise no setor de transporte, com uma greve que se arrasou por mais de duas semanas, na capital Maranhense, a capa de O IMPARCIAL veio em forma de caça palavras, com o nome “Cruzada do Transporte”
A capa dava ao leitor a possibilidade de preencher os nomes com palavras chaves importantes para compreensão do público. De acordo com o superintendente, como a 
greve nos remete a espera de muitas horas, a passageiros  parados tinham  diante deles um  passatempo, um caça palavras. Genial, hein?  Mais um sucesso, se fosse bilheteria, esgotaria, com certeza! 

Capa 08 – Janeiro 2022 

Em época  propícia para multiplicação de insetos, O IMPARCIAL emplacou mais uma grande capa, chamando os insetos por nomes populares no estado: “Muita praga”, “ataque de muriçoca”, além da versão impressa, a digital veio com o som peculiar dos mosquitos e rodou o mundo em questão de horas.  Ahhhh, muriçoca!!!!

Capa 09 – Março 2022

Por último, não menos importante, apenas a mais recente, a capa trouxe uma informação: 100% sem, mais um trocadilho, com destaque a palavra SEM, que sugere a falta de inúmeros serviços, entre eles o acordo, a qualidade e os ônibus.  É greve de novo e haja criatividade pra tanta capa do mesmo assunto. rsrsrsrs


Capa 10 – Aniversário do Jornal 

Capa sobre quem fez/faz as capas! Para trazer a sensação de pertencimento, a página principal em comemoração aniversário do Jornal,  trouxe o nome de todos  funcionários que passaram na empresa, com depoimentos de cada um que fez ou ainda faz parte deste grande núcleo de comunicação. 

Se viralizou? Ora! Por uma semana ou mais, todo dia, de manhã, tarde e noite, só se via capa de O IMPARCIAL com carinhas diferentes e grandes jornalistas. Super genial! É pra aplaudir de pé igreja! 

Pra fechar, a fala de Célio Sérgio, resume todo este sucesso:

Viraliza no papel o que já vem sendo praticado no on line. Jogamos o papel pra dentro da internet e ele ganha vida. Uma capa do Jornal Impresso que viraliza nas redes sociais. Não é  um meme! É uma capa, carregada de responsabilidade, e compromisso”, finaliza Célio. 

Provavelmente seu top10 é outro, não tem problema, finalizamos esta tour com reticências. De O IMPARCIAL sempre esperamos uma boa surpresa. 

 



2 comentários em “Sucesso? Relembre dez capas de O IMPARCIAL que viralizaram”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *