Blog Andressa Miranda

Jornalista: Repórter Cinematográfico Ruandson Chaves apresentou TCC sobre o protagonismo de cinegrafistas na cobertura da Guerra da Ucrânia

O Repórter Cinematográfico Ruanderson Chaves, que atualmente é contratado da TV Cidade em São Luís, é o mais novo Jornalista com diploma da área. Aêêh!!!!

O TCC foi orientado pelo Jornalista e Doutor em Comunicação e Semiótica, Rômulo Gomes e teve dois cinegrafistas como personagens, Gil Silva, que produziu conteúdo junto com Roberto Cabrini e Gilson Fredy, que captou vídeo e áudio para reportagem de André Tal durante a guerra no Afeganistão.

Apaixonado pela função que exerce, o Pinheirense abordou a importância que os cinegrafistas e
tem no registro da história, as dificuldades da profissão e relatos de uma experiência em que havia risco de morte.

Apaixonado por Jornalismo investigativo e coberturas de guerra, Chaves decidiu pesquisar sobre o tema, mas, teve muita dificuldade em encontrar referências bibliográficas.
Os livros de Telejornalismo não costumam se aprofundar em informações de cinegrafistas e menos ainda, quando o assunto é guerra.

“Muita gente pergunta se agora depois de formado, se sairei da função de cinegrafista e a resposta é não. Eu amor esta função e só vou deixar quando não aguentar mais o peso da câmera (risos). Nós temos um papel muito importante dentro do Jornalismo e muitas vezes não temos o trabalho reconhecido”, destacou o comunicador


Sobre o profissional:


Há 12 anos na função, Ruandson começou carreira em 04 de Junho de 2011, dia do seu aniversário, em uma Afiliada ao SBT em Pinheiro, baixada Maranhense.
Também atuou na
Rede Vida de Pinheiro e Sistema Pericumã/ Record Tv. A vinda a São Luís foi para estudar Comunicação Social.
Já na capital, Chaves atuou na TV Guará e Tv Mirante.


E a entrega do TCC teve emoção dobrada e aquela velha correria de últimos minutos, igual quando se fecham as portas do Enem e vem aquele candidato correndo desesperado. Kkkkk

“Foi mais difícil pra mim na última semana do prazo de entrega do meu artigo, a da final era dia de maio e minha filha nasceu no dia 23. Eu tive que me virar nos trinta, ir para maternidade, cuidar do meu outro filho de dois anos e terminar meu artigo. Mas Graças a Deus deu tudo certo”, enfatizou.

Que história sensacional de contar! Um garoto Jovem, com propósito, pai de família e engajado em adquirir conhecimento. É de fato muito prazeroso ver que ainda há quem faça questão de estudar Comunicação Social, que valoriza os estudos e se dedica em levantar temas de tamanha relevância.
Mais importante ainda é a construção de conteúdo relacionado a uma função tão essencial, porém, esquecida quando a intenção é destacar o Joenalismo. Parabéns Ruandson, nota mil, pela coragem e dedicação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *