Blog Andressa Miranda

Após um ano e 5 meses, Silvan Alves segue a luta contra as sequelas de um AVC

        Foto Reprodução / Redes Sociais 
O apresentador de rádio e TV, Silvan Alves, 60 anos, trava uma batalha de saúde há quase 01 ano e meio. Em julho de 2021, ele sofreu um AVC dias depois de solicitar férias do Sistema Difusora para descansar o corpo da rotina frenética que vivenciava. Silvan também apresentava o programa “Ronda 1290” na Rádio Timbira e alimentava um blog de notícias policiais.  
A última aparição de Silvan em vídeos e fotos divulgados ao público foi no aniversário dele, de 60 anos, rodeado por familiares e alguns amigos. 
Após a festa de aniversário, Silvan apresentou uma piora no quadro, tendo em vista que o diabetes é um problema nada simples a ser enfrentando e o Acidente Vascular Cerebral interferiu na fala e mobilidade do comunicador, que atualmente utiliza de cadeira de rodas. 
Silvan está afastado de todas as funções, recebe auxílio doença pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e leva uma vida com restrições, cuidados específicos na alimentação e medicações com valores altos. 
O nome mais conhecido do jornalismo Policial, Silvan Alves, é também a principal referência dos telespectadores quando o assunto é Bandeira 02, o jornalístico policial mais antigo da capital Maranhense, atualmente apresentado por Júnior Albuquerque. O programa “Ronda 1290” que Silvan conduzia na Rádio Timbira está fora do ar. 
Já o blog apresenta problemas para carregar as páginas. 

                  Foto: Reprodução 

Durante a primeira internação, na UTI do Hospital Carlos Macieira, Silvan chegou a ser entubado. Familiares divulgaram um documento que atestava a estabilidade do paciente, apesar da gravidade. No período, uma fake news sobre a morte de Silvan precisou ser repetidamente desmentida por comunicadores que acompanhavam o quadro de saúde do colega bem de perto. 
Após o AVC em julho, com alta em agosto, Silvan precisou ser internado novamente no final de setembro de 2021, após apresentar quadro de febre e mal estar. 
Acostumado a estar na frente das telas, falar a exaustão e brincar com os telespectadores, a rotina atual pouco se parece com o que Silvan vivia antes. O apresentador tem auxílio de cuidadores. 
 Silvan acordava nas primeiras horas da madrugada e em centenas de vezes nem dormia, virava a noite em busca das notícias, de delegacia em delegacia, tamanha era a dedicação. 
Silvan Alves continua com o nome entre os mais falados no meio policial, principalmente a velha guarda, que tem recortes de lembranças de vários momentos protagonizados pelo irreverente apresentador.
Os dois diagnósticos enfrentados por Silvan tem a necessidade de atenção redobrada para toda a vida. O diabetes é um fator de risco para o AVC.
Silvan teve um AVC isquêmico extenso e na época ao ser atendido, respondeu a comando e estava orientado, porém, hemiplégico a esquerda. 

            

 O site oficial do governo federal explica a sequela, que pode ser temporária ou definitiva, é a consequência da paralisia de um dos lados do corpo que resulta em dificuldade para andar, sentar e, em alguns casos, para falar.
De acordo com o Ministério da Saúde, 
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo.
 Silvan foi diagnosticado com diabetes muitos anos antes ao episódio da internação, a restrição alimentar fez o apresentador perder muito peso, o que não passou despercebido pelos telespectadores.  
Especialistas dizem que 
as causas da resistência a insulina não são claras, mas podem estar fortemente ligadas a fatores genéticos e de estilo de vida, como sedentarismo, má alimentação e obesidade.
No final de 2020, o apresentador postou em redes sociais, uma mensagem de agradecimento a telespectadores, amigos e colegas de trabalho.
“Agradecimento aos meus colegas de trabalho, ninguém vai a lugar algum sozinho, então fica aqui meu agradecimento e reconhecimento a estes colegas de trabalho que seguem comigo nesta estrada” dizia Silvan em parte do vídeo.
 2021 foi o ano que a vida dele mudou completamente, sabemos que, todos nós  estamos sujeitos a adversidades de saúde e a frase de Silvan pode estampar um outdoor: 
“NINGUÉM VAI A LUGAR ALGUM SOZINHO”   Silvan é uma parte significativa da história da comunicação do Maranhão e por isto merece para além do nosso respeito e admiração. 
De todo coração, ao colega, o Blog Andressa Miranda deseja muita saúde e plena recuperação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *