Blog Andressa Miranda

Redações adoecedoras: Narcismo e cultura do silêncio emocional atinge saúde mental de Jornalistas

 

O ano não encerrou e blog só está começando. Em 2023 tem mais, para alegria da maioria e conteúdo para a galera hateriana, vulgo hater’s. Este ano o blog abriu espaço importante para debates pertinentes, com crescimento exponencial, que incomoda alguns, com razão!  O  blog não mira  em nenhum e acerta em dez. 

Portanto, fique até o final, certamente você irá identificar pessoas através desta postagem sem que eu precise dizer um nome sequer. Você terá sua própria lista pessoal.

(Todo mundo tem aquela pessoa, já diziam Henrique e Juliano) 

 Dizem que o nome que faz o fuxico e eu só faço notícia, mas, não custa nada te levar a pensar e se posicionar diante de um assunto tão sério e que envolve tua vida emocional. Não dá pra ficar gastando bala para atirar pra cima, quando na verdade você, Jornalista do Brasil,  pode estar sendo o alvo atingido dia e noite. Bóra se municiar para  vencer na vida.  Vem aqui Thaynara OG, advogada, que hoje  é dia de falar de BO grande. 

Vamos aos fatos? O jornalismo  anda mal das pernas e já não é de hoje, em São Paulo, recentemente, demissões em massa deixaram vários trabalhadores desempregados em pleno fim de ano. Perder o emprego, de um modo geral, não é nada animador, porém, depende. Pode ser que você esteja saindo de onde foi mais ferido e ainda colocaram uma fitinha amarela no teu peito: Setembro amarelo, eles disseram! 

Importante destacar: De uns tempos para cá, até redações podem ficar intrafegáveis tamanho é um engarrafamento de projetos. Projetos  auto sustentáveis, monetizáveis, instagramáveis, engavetados por gestões, pelo simples fato de que não corrobora com o pensamento de quem está na ponta, do iceberg, é claro. 

Do oiapoque ao chuí (insere o nome da tua  cidade) é preciso pensar mais profundamente sobre comportamentos narcisitas disfarçados de autoridade. 

Se este blog fosse o muro das lamentações, poderia faltar espaço para tantos casos cabulosos que surgem nos mistérios da meia noite. Ameaças em tom de “é brincadeirinha” nem o Mauricio Matar conseguirira colocar no gibi. É, não está no gibi.  

 Antes tarde do que nunca, dicas preciosas, trazidas no site  ESTADO DE MINAS  vão te lembrar daquela pessoa, que te faz esquecer todas as outras. 

:-/

Vamos discorrer:

Colega contador de vantagem, só ele sabe, só ele tem,  ele descobriu o pré sal e petróleo jorra no quintal dele. Corre bino, que é cilada! 

Chefe que reivindica para si todo o crédito do trabalho, mesmo que, tu tenha trabalhado mais que o pente da Andressa Miranda. 

Sabotores do trabalho alheio, mentem e dificilmente admitem que alguém (além dele) fez algo de bom. 

Falar de narcisistas é  conhecer um cenário assustador, mas o conhecimento liberta

Pior do que os escancarados, é capaz de você encontrar por aí os “narcisistas disfarçados”, nada é tão ruim que não possa piorar. De acordo com o site ” ESTADO DE MINAS” Esses indivíduos possuem a mesma motivação básica dos narcisistas explícitos: eles anseiam pela atenção e pelo reconhecimento. Mas os narcisistas dissimulados procuram chamar a atenção de uma forma mais discreta e despretensiosa. Eles podem parecer amistosos, mas sabem sabotar implacavelmente os demais em seu próprio interesse.

O link acima tem também mais detalhes sobre os Narcisitas “grandiosos” o centro de atenção do mundo inteiro, até os que sabem o nome do filho da Claudia Raia.  Os traços são quais? Culto a si  mesmo e falta de empatia. Te motivei a lembrar de alguém? Se sim, já valeu. 

  Em qualquer lugar do mundo, em qualquer área de atuação,  lembre -se sempre: Um clima organizacional marcado pela tensão, ansiedade, críticas, baixa produtividade não merece sua saúde mental. Pega o Guanabara e vai! Pra bem longe….

Um texto publicado no Observatório da Imprensa,  pela jornalista ELAINE MORAES, revela um perfil DEVASTADOR sobre como os jornalistas vivem e porque adoecem. A pesquisa foi feita em SP e RJ. 

Listando aqui  motivações: Aumento multifunção, sabe aquele tanto de tarefa que colocam nas tuas costas? Aí entra o problema da jovialização das redações, aquela garotada que chega com todo gás e querendo mostrar serviço a todo custo, nem que custe o valor da psicóloga e do psiquiatra. Os antigões ficam naquele estresse fruto do medo de perder o emprego hein? Resultado? ASSÉDIO MORAL, cobrança de mais trabalho, comparações…. Etcetera e tal. 

Te convido a clicar NESTE LINK e ler com muito cuidado o texto da nossa colega NA ÍNTEGRA. Você vai lembrar de pessoas e ambientes, creio eu. 


Boa leitura. 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *